sábado, 29 de março de 2008

Workshops no Museu da Chapelaria

O Museu da Chapelaria em S. João da Madeira vai organizar um conjunto de workshops no âmbito do tema da moda e do bem-estar.

Workshop de Maquilhagem
Que cuidados devemos ter com o rosto e a pele? Qual a maquilhagem mais adequada para o dia ou para a noite?Estas são apenas algumas das questões que serão respondidas no workshop teórico-prático de maquilhagem.Deste modo, na primeira fase os participantes irão adquirir todos os conhecimentos necessários para uma correcta aplicação da maquilhagem, e na segunda fase, de vertente prática, os formandos poderão experimentar em si próprios os conhecimentos adquiridos.

Público-alvo: maiores de 15 anos
Número limite de inscrições: 10 inscrições
Data: 29 de Março e 05 de Abril
Horário: 10:00 horas às 13:00 horas
Valor da inscrição: 45 euros

Workshop de Risoterapia
Precisa de rir e de descontrair? Nos workshops de RISOterapia as pessoas são convidadas a celebrar o divertimento e o riso. Cria-se uma atmosfera propícia ao abandono da sisudez e do controlo intelectual, privilegiando-se a abertura ao mundo do humor, da brincadeira, do absurdo, da pantomina, da improvisação colectiva... Nestes workshops experimenta-se um conjunto agradável de exercícios e actividades muito simples, facilitadoras do Riso e do Humor e que são auxiliadas por Danças Criativas, Técnicas Respiratórias e de Relaxamento, Improvisação, Danças de Celebração, Danças Lúdicas, Experimentação Teatral e Danças Cómicas…

Público-alvo: maiores de 15 anos
Data: 12 de Abril
Horário: 15:00 horas às 17:30 horas
Valor da inscrição: 15 euros

Workshop de Ludoterapia e Danças Cómicas
Há quanto tempo não brinca? A TERAPIA DA BRINCADEIRA é uma terapia activa, não-directiva, dirigida a Pessoas de TODAS as Idades. A Ludoterapia baseia-se na improvisação e no movimento intuitivo e utiliza Danças Espontâneas e Cómicas, verbalizações, experiências corporais, jogos Lúdicos, brincadeiras criativas, diversão, pantomima, teatralização, expressão multimodal de talentos, emoções, sentimentos...

Público-alvo: Famílias e público em geral
Data: 10 de Maio
Horário: 15:00 horas às 16:30 horas
Valor da inscrição: - Adultos: 15 euros- Menores de 14 anos acompanhados por um adulto participante – gratuito

sábado, 22 de março de 2008

O que é o feed?


Aqui está uma boa explicação do que são os feeds. Não volto a explicar!!!

O conteúdo do vídeo mostra um tutorial explicando o que quer dizer Feed. E da algumas dicas para economizar tempo.



quarta-feira, 19 de março de 2008

terça-feira, 18 de março de 2008

A Câmara Municipal de Braga cria cartão de promoção turística

A Câmara Municipal de Braga vai criar um cartão destinado à promoção turística dos espaços culturais da cidade, bem como das entidades ligadas ao sector. O cartão vai denominar-se Braga Card.
Com este cartão pretendem incentivar a visita aos varios museus e espaços musealizados da cidade, a utilizar o autocarro turístico.
O cartão vai custar cerca de cinco euros e vai estar à venda no Posto de Turismo.

Férias da Páscoa no Museu da Chapelaria

1º Dia - "Ovos Coelhos e outras traquinices"

terça-feira, 11 de março de 2008

Poesia à mesa em S. João da Madeira...


Poesia à Mesa durante o mês de Março

Pinturas em tela sobre Miguel Torga vão estar patentes na galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira. Graça Morais é um dos nomes representados nesta exposição que abre a 12 de Março, quarta-feira, às 21 horas, no âmbito da “Poesia à Mesa”.

Até ao final do mês, um programa diversificado leva as palavras dos poetas ao encontro do público, em suportes como bases de copos, aventais, toalhetes, saquetas de açúcar... Este ano, os autores homenageados – cujos rostos e versos aparecem no material promocional – são Adélia Prado, Jorge de Sena, José Luís Peixoto, Maria do Rosário Pedreira, Natália Correia e Vitorino Nemésio.

A Biblioteca vai à Praça

A partir de 12 de Março, há muitas iniciativas para promover a poesia em S. João da Madeira. Na Praça Luís Ribeiro decorre, até dia 18, uma feira do livro e do disco, com muita animação. É dessa forma que “A Biblioteca vai à Praça”.

Na mesma zona, a “Poesia na Corda” disponibiliza um “estendal” com folhas de papel em branco para os transeuntes aí escreverem. Haverá ainda distribuição de livros pelos cafés, “Ementas Poéticas” nos restaurantes e “Chá das Cinco” nas confeitarias.

Francisco Mendes e Guida Maria

A 14 de Março, os bares da zona pedonal de S. João da Madeira serão locais de paragem da Peregrinação Poética que se inicia às 22 horas. No dia seguinte, às 10h30, há a apresentação e declamação de poemas, nos Paços da Cultura, tendo como protagonistas as crianças e os idosos participantes em workshops de poesia.

A seguir, pelas 11h45, realiza-se a Procissão Poética, pelas ruas e zona pedonal. Às 21h30, as atenções voltam-se de novo para os Paços da Cultura, para um encontro com o músico e apresentador de TV (Top+) Francisco Mendes e a actriz Guida Maria.

À Mesa com Poesia

Nesses dois dias, 14 e 15 de Março, nos restaurantes da zona pedonal vai ser possível estar “À Mesa com Poesia”, através da declamação de textos dos seis autores homenageados na campanha. Com início nesse fim-de-semana, realiza-se um concurso de montras do comércio local, sob a designação “Páscoa com Poesia”.

A 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, a Praça Luís Ribeiro será, durante a tarde, o “ateliê” do workshop “Roupa com Poesia”. A encerrar o programa, a 27 de Março, às 22 horas, há um Filo-Café, no Bar “Art7<”, uma tertúlia com poesia, pintura e fotografia.

Fonte: Câmara Municipal de S. João da Madeira

domingo, 9 de março de 2008

Museu francês põe à escolha do público o título da próxima exposição


Hoje, como em todos os outros dias, dei uma vista de olhos pelos meus fluxos RSS e encontrei uma notícia bastante estranha: "Exposition à venir – Titre à choisir", ou seja Próxima exposição – Título à escolha. Então fiz clic sobre o link e vejam só o que eu descobri!

É assim, o Musée des Arts et Metiers em França, pede aos internautas, para escolherem o título da próxima exposição que inaugura em Outubro de 2008. O tema é atmosfera e a coordenação científica do museu apresenta 5 títulos à escolha. Os internautas só têm de enviar a sua resposta por e-mail.

Agora, em vez de enviar a resposta por e-mail também podiam ter utilizado um widget de sondagem! É bem mais prático!

Em todo o caso a ideia parece-me boa: dar mais importância ao nosso público, fazer com que participem e criem laços de ligação com o museu cada vez mais fortes. Sentirem o museu como deles!

sábado, 8 de março de 2008

5 séculos de Moda

Já abriu ao público uma belíssima exposição temporária no Museu da Chapelaria. CINCO SÉCULOS DE MODA é uma exposição inédita em Portugal que reúne espólio do Museu Nacional do Traje e espólio da colecção privada de Zélia Prochnow. Retrata a evolução da moda entre o século XVI e o século XX.
Novo Horário do Museu da Chapelaria
Terça-Feira a Sexta-Feira
das 9h00 às 12h30
das 14h00 às 18h00
Sábado
das 10h00 às 13h00
das 14h00 às 18h00
Domingo e Feriados
das 10h30 às 12h30
das 14h30 às 18h00

segunda-feira, 3 de março de 2008

YouTube como fonte de divulgação para projecto de museu...

Graças a um vídeo colocado on-line no YouTube, é possível ver como é que vai ser o futuro Museu Cantonal das Belas Artes em Lausanne, que vai ser construído à beira rio do lago Léman.
O vídeo também está disponível o site oficial:
aqui.


Através deste vídeo, os moradores daquela região podem descobrir o interior do museu e o seu impacto paisagístico melhor do que com a tradicional maqueta.


Nada como tirar partido das novas tecnologias. Só é preciso saber usa-las!

Na moda dos télemoveis onde encaixam os museus?


A tendência é clara: o telemóvel vai ser o aparelho predilecto de acesso permanente à Internet. Assim, a presença na Internet para ser eficaz tem também de oferecer conteúdos adaptáveis aos telemóveis. Já é o caso de numerosos serviços, como os horários de comboio. Mas os museus entram também neste domínio.

O site do Museum on the Go põe à disposição conteúdos provenientes de uma dezena de museus. Podemos encontrar imagens, toques ou músicas inteiras. Esta oferta corresponde a uma virtualização da loja do museu. Permite levar algo do museu, de vestir o seu telemóvel segundo os gostos de cada um.
A oferta mais engraçada que se encontra no site é a dos toques para telemóveis imitando os gritos dos animais ou dos cantos dos pássaros.

1º Encontro de Blogs de Museus

Poucos mas bons!


Este 1º Encontro de Blogs de Museus mostrou, por um lado, que ele foi certeiro e oportuno, e que agora não podemos parar neste caminho de construir uma Rede de Blogs sobre museologia.


Estamos todos de parabéns, fomos poucos mas bons, foi um grande encontro.


Tanto o desenrolar das apresentações como o tempo dedicado ao debate demonstraram que a experiência e o conhecimento específico nesta área estão do nosso lado. Temos fortes ferramentas para serem utilizadas de forma a divulgar, aumentar e melhorar o nosso contacto com o público. Público este, cada vez mais exigente e com sede de inovação.


Resta dizer que este encontro contou ainda com três belíssimas apresentações, a primeira dedicada ao Blog do Museu da Chapelaria exemplarmente apresentado pela Dra. Suzana Menezes, a segunda apresentação foi dedicada ao Blog "eMuseu" apresentada pela Dra. Ana Pires, onde fez referência a alguns widgets fundamentais na gestão e manipulação de blogs. Por fim mas não em último tivemos a oportunidade de ouvir a Dra. Ana Carvalho, autora do blog "No mundo dos museus" com a evolução da Blogoesfera e os melhores blogs da área.