sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Museus: Casa Museu de Camilo distinguida com Prémio Melhor Museu 2006 pela APOM

A Casa Museu de Camilo foi hoje distinguida com o Prémio Melhor Museu 2006 atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que concedeu também menções honrosas ao Museu do Caramulo e ao Laboratório Chimico da Universidade de Coimbra.

Localizada em São Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão, a Casa Museu de Camilo "destaca-se não só pelo projecto museológico, mas também pelo seu trabalho como centro de informação e investigação sobre o escritor" Camilo Castelo Branco (1825-1890).

Os Prémios APOM 2006 foram anunciados numa cerimónia no Museu de História Natural, em Lisboa, e que também irá prestar homenagem ao professor jubilado António Galopim de Carvalho como Melhor Personalidade na Área da Museologia.

Na categoria de Melhor Exposição, a APOM atribuiu o primeiro prémio ao Museu Municipal de Vila Franca de Xira, com a exposição realizada no ano passado dedicada ao Neo-Realismo.

O Museu do Papel de Terras de Santa Maria - Paços Brandão recebeu o primeiro prémio de Melhor Serviço de Extensão Cultural e o Museu da República e o Museu Regional de Beja foram distinguidos com menções honrosas nesta categoria.

"Construindo a Memória - As Colecções do Museu Arqueológico do Carmo", realizado pela Associação dos Arqueólogos Portugueses, recebeu o primeiro Prémio de Melhor Catálogo, e a APOM atribuiu ainda uma menção honrosa ao catálogo "Um Olhar do Porto - Uma Colecção de Artes Decorativas", do Museu Quinta das Cruzes, no Funchal.

A Revista "Museal", do Museu Municipal de Faro, e a tese de mestrado de Filipe Serra - "Gestão e Administração dos Museus Portugueses" - receberam ex-aequo o primeiro prémio de Melhor Trabalho sobre Museologia.

(in Lusa 29 Novembro 2007)


Nenhum comentário: