segunda-feira, 7 de julho de 2008

Festival dedicado ao chapéu em S. João da Madeira



Mais uma vez comprova-se que se pode associar a cultura às novas formas de dinamização de espaços. Nesta situação a Associação S. João da Madeira.com e a Câmara Municipal de S. João da Madeira, juntos organizaram o I Festival dedicado ao chapéu. Uma boa forma de manter viva a memória deste artefacto.

Nos dias 27, 28 e 29 de Junho esta cidade acolheu o “HAT WEEKEND” – Fim-de-semana com chapéu. Foi um festival de animação do espaço urbano, cujo tema central era o chapéu.

A organização deste evento teve a cargo da Associação “S. João da Madeira.com”, com o apoio da Câmara Municipal através do Museu da Chapelaria. Para a implementação deste projecto, envolveram-se várias casas comerciais e instituições sanjoanenses.

O objectivo deste evento foi de pôr em evidência aspectos relevantes da história do concelho, criando condições para a promoção de um ambiente de dinamismo e de valorização dos saberes e valências locais, nomeadamente do comércio local.

O “Hat Weekend” iniciou-se no dia 27 de Junho, na Praça Luís Ribeiro, com a inauguração das “barraquinhas” do chapéu. As noites quentes deste fim-se-semana foram servidas de grandes espectáculos, divertidas actuações de tunas académicas e animações de rua impressionantes.
Nos restaurantes aderentes decorreu o Festival de Gastronomia, com pratos especialmente produzidos para o evento com base na carne de coelho, já que, para quem não sabe, o chapéu de feltro pode ser feito com pêlo de coelho.

No Sábado à tarde, 28 de Junho, com início no Museu da Chapelaria, decorreu um desfile de bandas e fanfarras em direcção à Praça Luís Ribeiro, e actuações nocturnas.

No Domingo, 29 de Junho, voltou haver animação de rua durante a manhã. À tarde, a cidade encheu-se de negro com as capas das tunas convidadas que actuaram em diversos espaços.

O programa encerrou ao fim da tarde com um espectáculo que surpreendeu tudo e todos.

Desta vez a cidade de S. João da Madeira fez parar o tempo e relembrou a todos o quanto o chapéu foi importante para a ela.

Nenhum comentário: