terça-feira, 8 de setembro de 2009

SAI DO PRELO


ATLÂNTIDA – REVISTA DE CULTURA 2008


O IAC-Instituto Açoriano de Cultura acaba de colocar nas bancas a Atlântida-Revista de Cultura, vol. LIII, referente ao ano de 2008. A revista agora editada, mantém uma linha de design gráfico dinâmico e actual, dando continuidade ao modelo iniciado no ano anterior.


À semelhança dos anos anteriores, a revista sai do prelo numa edição em papel acompanhada de separata, bem como numa edição em CD-ROM.


A edição em CD-ROM contém para além do conteúdo da revista de 2008, os fascículos do vol. IV desta revista, publicado no ano 1960.


A Atlântida-Revista de Cultura abre com um dossiê temático de homenagem a Monsenhor José Machado Lourenço, no âmbito do 1º centenário do seu nascimento, da autoria de Jorge Augusto Paulus Bruno, Artur Cunha de Oliveira e Onésimo Teotónio de Almeida. Seguem-se vários artigos organizados em quatro secções (“Estudos e Criação Artística”, “Estudos e Criação Literária”, “Ciências Humanas”, e “Outros Saberes”): “A Arquitectura dos Impérios do Espírito Santo no Brasil Meridional: uma contribuição Açoriana”, por Fabiano Teixeira dos Santos; “Energia Musical Irrealizada”, por Jorge Lima Barreto; “Música Electrónica Documenta”, por João Marques Carrilho; “A Ilha Perdida”, por Maria Alice Borba; “Contos VII-XI da Canção “Vozes em Uníssono”, por António de Névada; “Gabriela Silva na Essência do Ilheunismo” por Nuno A. Vieira; “Dor de Dentes”, por Manuel Machado; “Uma Leitura Possível: Os Trabalhos e os dias” por António de Névada; “Cartas de Brasão D’armas de Naturais e/ou Relacionados com os Açores”, por Sérgio Avelar Duarte; “Produção e Consumo de Cereais na Ilha de São Jorge Durante a Segunda Metade de Século XIX” por Paulo Silveira e Sousa; “A Difícil Nomeação do Cardeal Costa Nunes”, por Maria Guiomar Lima; “A Bateria da Castanheira: da II Guerra à Actualidade por Sérgio Alberto Fontes Rezendes; “Ferreira Deusdado: Um Transmontano nos Açores”, por Filipe Pinheiro de Campos; “2009, “Ano Darwin” Sobre Charles Darwin e o Evolucionismo”, por Luís M. Arruda; “A Escassa Difusão, nos Açores, das Notícias Europeias”, por João Aranda e Silva.


Num total de 255 páginas – com uma larga profusão de imagens a cor e a preto e branco – esta revista teve uma tiragem de 1.000 exemplares e é vendida ao público por € 20,00 e distribuída gratuitamente aos sócios. A sua edição contou com apoios da Direcção Regional da Cultura, da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da empresa SAAGA.

Nenhum comentário: