sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Serralves coloca na Internet todo o seu espólio


3.300 obras da colecção, mais de 13 mil fotografias e outros documentos e publicações acessíveis através do site da fundação.


Todo o espólio da Fundação de Serralves está on-line a partir de hoje, quinta-feira. Qualquer utilizador pode aceder gratuitamente a imagens das obras de arte, publicações, images e arquivos históricos do acervo de Serralves, que foi totalmente inventariado e digitalizado.


O acervo na Net representou “um ano e meio de trabalho", diz ao JPN Cristina Passos, membro da Direcção Geral da fundação. Trata-se de desmaterializar o museu e colocá-lo mais acessível às pessoas em qualquer ponto do mundo, explica.

O espólio digital era uma ideia já com alguns anos, mas só avançou graças ao financiamento do Programa Operacional da Cultura, que custeou 75% do investimento total de 115 mil euros. O projecto teve ainda o apoio institucional do Ministério da Cultura.

Através do site de Serralves, é possível ter acesso à colecção de obras de arte do Museu de Arte Contemporânea (3.300 peças, que vão do final da década de 60 até hoje, de artistas como Paula Rego e Fernando Lanhas); ao acervo de Carlos Alberto Cabral, Conde de Vizela, primeiro proprietário da Casa de Serralves (documentos que mostram o processo de construção da Casa e dos jardins de Serralves); ao arquivo fotográfico; e a três colecções documentais da fundação.

Só digitalizar e inventariar as mais de 13 mil obras que compõem o arquivo fotógrafico da Fundação de Serralves resultou em 902 DVD. Contém imagens de exposições, artistas, eventos e dos vários espaços da fundação e de actividades realizadas pelo Serviço Educativo de Serralves.

Um comentário:

Pedro Nunes disse...

É um espólio magnifico que vale apena ver com atenção!
O seu blogue é um encanto e com ligações muito úteis.
Um abraço,
Pedro Nunes