sábado, 24 de maio de 2008

Projectos Educativos - Catavento

Cada vez mais, existem grupos de pessoas/amigos que se juntam e organizam ou implementam uma empresa educativa como é o caso do projecto CATAVENTO, desenvolvido por Carla Borges, Ana Serrão e Isabel Rodrigues.
Quem sabe... talvez a minha esteja para breve!!!!


O que é o CATAVENTO?
Este é um projecto de complemento às actividades curriculares desenvolvidas no âmbito escolar, que através da realização de ateliers lúdico-pedagógicos adequados a diferentes faixas etárias, permitem a interacção efectiva com novas vivências, o despertar da curiosidade e do interesse pelo mundo que nos rodeia, abrangendo diversas áreas como expressão corporal, artes plásticas, arquitectura, natureza e ciência.

Quais as finalidades?
Os ateliers como espaços formativos com significado podem-se constituir como estímulos para a autonomia, liberdade de expressão e comunicação; para o desenvolvimento da criatividade e sensibilidade estética e artística; para o alargamento da percepção do mundo; para o desenvolvimento global e das competências de relacionamento social e pessoal; para a promoção da consciência ecológica e do papel de cada indivíduo como membro de uma sociedade.

Quais as vantagens?
• a possibilidade de integrar os conteúdos e aprendizagens desenvolvidos no espaço escolar de forma activa, significativa e integrada;
• o fornecimento de todo o material e equipamento utilizados;
• o desenvolvimento das actividades na escola, colmatando algumas dificuldades e custos associadas à responsabilização e transporte das crianças.
A quem se dirige?
A Jardins-de-infância, Escolas do 1º Ciclo, Atl´s e outros grupos interessados, com crianças entre os 3 e os 10 anos de idade.

Onde?
Prevê-se a realização dos ateliers nas vossas instalações ou num local a combinar, com a deslocação de uma equipa de monitores.

Nenhum comentário: