terça-feira, 28 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
Criatividade e Inovação no Museu da Chapelaria
CULTURANDO POR AÍ
Criatividade e Inovação
Criatividade e Inovação
As férias de Verão devem ser pretexto para desenvolvermos capacidades e competências que a aprendizagem formal em sala de aula não permite.
Preparar as crianças e jovens para os desafios que esta sociedade do conhecimento e a economia da cultura lhes vai exigir é, então uma premissa.
Atenta a esta realidade, a Divisão da Cultura da Câmara Municipal, por intermédio das suas instituições culturais, criou um novo programa de aprendizagem intitulado “Culturando por aí” e que pretende colocar os jovens perante um conjunto interessante de desafios que os levará a
- Pensar naquilo que não é visível (absence thinking)
- Ser criativo para além da realidade óbvia (art streaming)
- Explorar a capacidade de comunicar e expressar criativamente o seu pensamento através do corpo, das palavras, dos rabiscos
- Explorar ideias, criar conceitos
- Identificar problemas como soluções
Pensar, actuar, sentir e empreender de forma criativa é o grande desafio do Século XXI.
Preparar as nossas crianças e jovens para esse futuro que é já hoje, é uma obrigação.
Este Verão encontre na Cultura uma resposta de aprendizagem e inscreva o seu educando neste programa de criatividade e inovação.
Preparar as nossas crianças e jovens para esse futuro que é já hoje, é uma obrigação.
Este Verão encontre na Cultura uma resposta de aprendizagem e inscreva o seu educando neste programa de criatividade e inovação.
PROGRAMA
Medidas do novo Governo para a Cultura
revisão do estatuto do OPART, Organismo de Produção Artística, e manter a autonomia dos teatros nacionais São João e D. Maria II são duas das medidas que o secretário de Estado da Cultura, deverá concretizar no novo governo.
«A cultura e os seus agentes precisam de estabilidade para cumprir integralmente o seu potencial e a sua missão na sociedade», refere o programa de governo do PSD, onde o escritor Francisco José Viegas ocupará a pasta de secretário de Estado da Cultura
Entre as propostas defendidas para a área da cultura está a revisão do estatuto do OPART, o organismo que gere o Teatro Nacional São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, e que é dirigido actualmente, em regime de gestão corrente, por César Viana.
O novo tutelar da pasta da Cultura deverá manter a autonomia dos teatros nacionais D. Maria II (Lisboa) e São João (Porto), depois do governo anterior ter chegado a defender a integração de ambos no OPART.
«É fundamental restaurar a identidade cultural e o prestígio dos teatros nacionais debilitados por políticas erráticas e irracionais», refere o documento.
No que toca às diferentes áreas abrangidas pela cultura, o programa é mais vago nas intenções, defendendo-se o «aperfeiçoamento do estatuto dos profissionais das artes», a aposta «na divulgação internacional dos criadores portugueses», «completar a Rede de Bibliotecas Municipais».
Pretende-se «reforçar o apoio a primeiras obras» cinematográficas e «aprofundar a ligação do sector do cinema ao serviço de televisão».
Sendo a Língua Portuguesa «um desígnio nacional», é defendida a ampliação do «programa de tradução de literatura portuguesa no estrangeiro com o apoio do MNE/Instituto Camões».
Há vários dossiers que Francisco José Viegas terá em mãos na secretaria de Estado da Cultura, herdados de governos anteriores.
Entre eles conta-se, por exemplo, a aplicação efectiva e generalizada do novo acordo ortográfico, incluindo nos documentos oficiais do Estado e nos manuais escolares.
Na área do património espera-se a conclusão e inauguração do novo Museu dos Coches, a reabertura total do Museu de Arte Popular e está pendente a transferência do Museu de Arqueologia do Mosteiro dos Jerónimos para a Cordoaria Nacional, em Lisboa.
Foi decidida ainda a transferência do Museu da Música para Évora, a criação do Museu dos Descobrimentos, em fusão com o de Marinha, e a existência de um pólo da Cinemateca no Porto.
Está também pendente o futuro funcionamento da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, a revisão da lei do cinema, do estatuto do bailarino e dos trabalhadores intermitentes das artes e espectáculos e dos direitos de autor.
in Lusa/SOL
«A cultura e os seus agentes precisam de estabilidade para cumprir integralmente o seu potencial e a sua missão na sociedade», refere o programa de governo do PSD, onde o escritor Francisco José Viegas ocupará a pasta de secretário de Estado da Cultura
Entre as propostas defendidas para a área da cultura está a revisão do estatuto do OPART, o organismo que gere o Teatro Nacional São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, e que é dirigido actualmente, em regime de gestão corrente, por César Viana.
O novo tutelar da pasta da Cultura deverá manter a autonomia dos teatros nacionais D. Maria II (Lisboa) e São João (Porto), depois do governo anterior ter chegado a defender a integração de ambos no OPART.
«É fundamental restaurar a identidade cultural e o prestígio dos teatros nacionais debilitados por políticas erráticas e irracionais», refere o documento.
No que toca às diferentes áreas abrangidas pela cultura, o programa é mais vago nas intenções, defendendo-se o «aperfeiçoamento do estatuto dos profissionais das artes», a aposta «na divulgação internacional dos criadores portugueses», «completar a Rede de Bibliotecas Municipais».
Pretende-se «reforçar o apoio a primeiras obras» cinematográficas e «aprofundar a ligação do sector do cinema ao serviço de televisão».
Sendo a Língua Portuguesa «um desígnio nacional», é defendida a ampliação do «programa de tradução de literatura portuguesa no estrangeiro com o apoio do MNE/Instituto Camões».
Há vários dossiers que Francisco José Viegas terá em mãos na secretaria de Estado da Cultura, herdados de governos anteriores.
Entre eles conta-se, por exemplo, a aplicação efectiva e generalizada do novo acordo ortográfico, incluindo nos documentos oficiais do Estado e nos manuais escolares.
Na área do património espera-se a conclusão e inauguração do novo Museu dos Coches, a reabertura total do Museu de Arte Popular e está pendente a transferência do Museu de Arqueologia do Mosteiro dos Jerónimos para a Cordoaria Nacional, em Lisboa.
Foi decidida ainda a transferência do Museu da Música para Évora, a criação do Museu dos Descobrimentos, em fusão com o de Marinha, e a existência de um pólo da Cinemateca no Porto.
Está também pendente o futuro funcionamento da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, a revisão da lei do cinema, do estatuto do bailarino e dos trabalhadores intermitentes das artes e espectáculos e dos direitos de autor.
in Lusa/SOL
terça-feira, 17 de maio de 2011
Exposição "Ofício de Sapateiro"
Parece-me bem!
Um pouco de cultura sobre a evolução do design o calçado! Não percam! Vale a pena!
Patente no Museu da Chapelaria em S. João da Madeira.
Para mais informações consultar blogue do museu.
Um pouco de cultura sobre a evolução do design o calçado! Não percam! Vale a pena!
Patente no Museu da Chapelaria em S. João da Madeira.
Para mais informações consultar blogue do museu.
photos by Museu da Chapelaria
quinta-feira, 28 de abril de 2011
SERRALVES PROCURA
COORDENADOR DO SERVIÇO EDUCATIVO
RECRUTAMENTO - COORDENADOR SERVIÇO EDUCATIVO
FUNDAÇÃO DE SERRALVES
RECRUTAMENTO - COORDENADOR SERVIÇO EDUCATIVO
FUNDAÇÃO DE SERRALVES
A Fundação de Serralves é uma instituição cultural que tem como missão sensibilizar e interessar o público para a arte contemporânea e o ambiente através do Museu de Arte Contemporânea como centro pluridisciplinar e do Parque como património natural vocacionado para a educação ambiental. Neste âmbito, pretende a Fundação proceder ao recrutamento de um colaborador que assuma a Coordenação do Serviço Educativo, nos termos que a seguir se identificam.
PERFIL
- Formação de grau superior em área de conhecimento compatível com a função;
- Experiência profissional em funções compatíveis, no mínimo de 5 anos;
- Domínio da língua inglesa, escrita e falada;
- Facilidade em trabalhar em equipa;
- Disponibilidade de horário.
DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO
- Programar, coordenar e implementar as actividades educativas na área das artes visuais, em diálogo com a vertente ambiental;
- Coordenar a acção educativa, configurando programas dirigidos a diferentes públicos, escolares e não escolares;
- Orçamentar, cabimentar e controlar o orçamento do Serviço Educativo;
- Programar conversas com artistas, cursos e conferências e outras acções de formação sobre Arte Contemporânea e Educação em Museus, dirigidas ao público adulto;
- Conceber projectos específicos para públicos carenciados e grupos com necessidades especiais, em diálogo com parceiros locais;
- Desenvolver projectos em parceria com instituições nacionais e internacionais;
- Assegurar consultadoria na área educativa a instituições e autarquias com protocolos com a Fundação;
- Colaborar no desenvolvimento de actividades para mecenas da Fundação;
- Elaborar projectos para submeter em candidatura a financiamentos europeus;
- Coordenar a edição de publicações do Serviço Educativo;
- Pesquisar, redigir e/ou supervisionar a redacção de conteúdos para roteiros de exposição, materiais pedagógicos e suportes de divulgação do serviço Educativo;
- Definir os conteúdos educativos do website;
- Participar em conferências e seminários nacionais e internacionais, para divulgação da actividade do Serviço Educativo;
- Pesquisar campos de investigação de interesse para o projecto global do Serviço Educativo;
- Liderar e coordenar os recursos humanos sob a responsabilidade directa do Serviço Educativo.
CANDIDATURAS
Conteúdo: carta de apresentação acompanhada de Curriculum Vitae (modelo europass, com fotografia).
Os candidatados não contactados até 31.05.11 deverão considerar-se como não seleccionados. Os candidatos selecionados para entrevista deverão apresentar uma proposta, escrita, de acção educativa a realizar em Serralves, devidamente estruturada.
segunda-feira, 14 de março de 2011
| To be or not to be on-line |
Ser ou não ser On-line.... Ex a questão.
No mercado actual, cada vez mais concorrencial e exigente, toda a actividade que não crie qualquer tipo de custo é bem vinda. A formação on-line, ou se preferirem o e-learning, permite a optimização do nosso recurso mais importante e mais precioso: o tempo.
O uso de plataformas on-line reflectem uma importante componente de desenvolvimento da formação profissional dado o seu grande potencial em proporcionar processos de aprendizagem/formação flexíveis, abertos e autónomos, assim como para criação de novos ambientes de formação e agrupamento de diferentes públicos de vários pontos do mundo com noções/culturas/ideologias tão diferentes.
As vantagens apresentadas são evidentes: por um lado as económicas que são muito importantes, e por outro a capacidade de fabricar conteúdos sobre medida de forma simples, permitindo assim determinar claramente os prontos essenciais da formação.
Na minha opinião a formação on-line coloca a pessoa que está aprender no centro do processo. É ela própria a responsável da sua formação e escolhe o seu percurso, decide o momento e o sítio, o que favorece a motivação individual. As desvantagens são relativas de pessoa para pessoa, eu pessoalmente valorizo muito o contacto físico e talvez por isso esta seja, para mim, a maior desvantagem.
A gestão do tempo é algo em que cada um adopta um método de trabalho e implementa-o de forma diferente mas adequado a si próprio gerindo o tempo necessário on-line.
No mercado actual, cada vez mais concorrencial e exigente, toda a actividade que não crie qualquer tipo de custo é bem vinda. A formação on-line, ou se preferirem o e-learning, permite a optimização do nosso recurso mais importante e mais precioso: o tempo.
O uso de plataformas on-line reflectem uma importante componente de desenvolvimento da formação profissional dado o seu grande potencial em proporcionar processos de aprendizagem/formação flexíveis, abertos e autónomos, assim como para criação de novos ambientes de formação e agrupamento de diferentes públicos de vários pontos do mundo com noções/culturas/ideologias tão diferentes.
As vantagens apresentadas são evidentes: por um lado as económicas que são muito importantes, e por outro a capacidade de fabricar conteúdos sobre medida de forma simples, permitindo assim determinar claramente os prontos essenciais da formação.
Na minha opinião a formação on-line coloca a pessoa que está aprender no centro do processo. É ela própria a responsável da sua formação e escolhe o seu percurso, decide o momento e o sítio, o que favorece a motivação individual. As desvantagens são relativas de pessoa para pessoa, eu pessoalmente valorizo muito o contacto físico e talvez por isso esta seja, para mim, a maior desvantagem.
A gestão do tempo é algo em que cada um adopta um método de trabalho e implementa-o de forma diferente mas adequado a si próprio gerindo o tempo necessário on-line.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
| "Era uma vez MAE 3..." |
Era uma vez MAE 3...
Peito, Estala, Bate, Peito, Estala, Peito Bate...
e foi assim que começou o meu dia sentada no Salão Nobre da Universidade Aberta de Lisboa. Uma história que começou, como um colega disse e muito bem, com um "formalismo informal" que abriu desde logo os corações mais apertados, tímidos ou amedrontados por este início de uma nova etapa na nossa vida.
MAE 3
MAE 3 quer no fundo dizer MESTRADO EM ARTE E EDUCAÇÃO 3ª edição
Este pequeno início de história resulta do primeiro dia do mestrado.
Agora o Crescer para além de mostrar o melhor que se faz na Cultura em Portugal, e bem sei que tenho falhado um pouco mas o tempo não estica, passará também por diluir mais informação na área da educação e muitas outras que serão abordadas ao longo destes dois anos.
Será leccionado em E-Learning pela Universidade Aberta pelos seguintes professores:
(Fonte: Guia de Curso - Mestrado em Arte e Educação - Ano 2010-2012 - UAB)
sábado, 12 de fevereiro de 2011
| Curso de especialização em Gestão de Organizações e Projectos Culturais |
Decorrerá entre 14 de Março e 15 de Novembro de 2011, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, o Curso de Especialização Profissional em Gestão de Organizações e Projectos Culturais, organizado pela CultIdeias.
Este curso destina-se a profissionais do sector cultural e criativo, artistas, criadores, mediadores culturais, dirigentes associativos, gestores, produtores e programadores culturais, decisores políticos e quadros da administração pública, profissionais do terceiro sector e da economia social, empresários e empreendedores da cultura e outros interessados.
Para mais informações consulte a newsletter abaixo ou vá aqui
APRESENTAÇÃO:
A Cultideias promove a 3ª e 4ª edições do Curso de Especialização Profissional em Gestão de Organizações e Projectos Culturais.
Este curso emerge da necessidade manifestada por diversas organizações e profissionais em investirem numa formação específica nesta área, promotora de conhecimentos e competências essenciais, numa sociedade contemporânea plena de desafios e em mudança permanente.
O dinamismo e a interdisciplinaridade da formação procura instigar a reflexão, a capacidade crítica e a discussão em torno do sector cultural mas também noutras áreas transversais, tais como as artes, educação, património, turismo, economia, comunicação, direito, gestão e programação, entre outras.
Esta transversalidade dos conteúdos programáticos associada à partilha de experiências entre os diversos profissionais e os formadores proporcionará a consolidação de saberes e práticas e constituirá um desafio para todos.
Esta é a proposta da Cultideias…
MAIS INFORMAÇÕES:
3ª. Edição - Museu da Chapelaria (S. João da Madeira) [ Início a 14 de Março ]
Com o apoio do Município de São João da Madeira e Museu da Chapelaria:
4ª. Edição - Núcleo Empresarial Nova Almada Velha (Almada) [ Início a 1 de Abril ]
Mais Informações em http://www.cultideias.com/
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Exposição VIDAS DE MAR - Museu da Chapelaria
Inauguração 12 de Fevereiro | 15horas | Museu da Chapelaria
Em 2011 o Museu propõe um novo ciclo de exposições temporárias intitulado “Artes e Ofícios. Memórias e Identidades” que pretende reflectir acerca da importância do trabalho na estruturação das identidades de diferentes comunidades.
A abrir este ciclo apresenta-se a exposição “Vidas de Mar” que o convida a olhar de perto as histórias, os instrumentos de trabalho e os contextos daqueles que têm no mar o sustento da sua vida, expondo também os diferentes códigos sociais e até mesmo linguísticos que habitam este mundo tão especial.
Com a colaboração de:
APAM - Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos
Centro de Documentação e Informação do Movimento Operário e Popular da Universidade Popular do Porto
Estação Litoral da Aguda
Fernando Graça
Museu da Cidade de Aveiro
Museu de Espinho
Museu Marítimo de Ílhavo
Museu de Portimão
Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos
Com a colaboração de:
APAM - Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos
Centro de Documentação e Informação do Movimento Operário e Popular da Universidade Popular do Porto
Estação Litoral da Aguda
Fernando Graça
Museu da Cidade de Aveiro
Museu de Espinho
Museu Marítimo de Ílhavo
Museu de Portimão
Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
| Alunos surdos "cantam" com coro universitário |
Os alunos da primeira turma da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa vão juntar-se, esta quinta feira, ao Coro da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito das comemorações do Dia do Instituto de Ciências da Saúde, no Porto.
Embora sofram de surdez profunda, os alunos estarão afinados com o resto do coro, acompanhado-os em língua gestual e "cantando", assim, com as mãos.
A licenciatura em Língua Gestual Portuguesa é um curso inteiramente adaptado para surdos profundos que, através de métodos que envolvem aulas online e sessões presenciais, realizam a sua formação académica de nível superior e obtêm competências que favorecem a sua inserção no mercado de trabalho.
O espeáculo de dia 19 decorre entre as 17h e as 19h30 e a entrada é livre. Veja aqui outra das atuações destes alunos com o Coro da Universidade Católica.
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