quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

França testa acesso gratuito a 14 museus e monumentos

Catorze museus e monumentos nacionais franceses têm a partir de hoje entrada livre, numa experiência de seis meses destinada a verificar se dessa forma conseguem atrair novos públicos.

Será realizado um inquérito para avaliar o impacto do acesso gratuito na afluência a esses museus, e também saber mais sobre a composição do público.

Quando a experiência foi anunciada em Outubro, a ministra da Cultura, Christine Albanel, explicou que esta visava atrair novas categorias de visitantes.

O teste, que se aplica apenas às colecções permanentes, decorre no Museu Guimet (artes asiáticas) e no Museu Cluny (Idade Média) em Paris, no Museu do Ar e do Espaço em Bourget ou no Museu da Marinha de Toulon.

Nenhum dos museus e monumentos participantes na experiência tem uma grande afluência de público. No entanto, quatro grandes museus parisienses vão permitir acesso gratuito aos visitantes com idades entre 18 e 25 anos uma tarde por semana: o Museu Nacional de Arte Moderna do Centro Pompidou, o Museu d'Orsay (pintura e escultura do séc. XIX), o Museu do Louvre e de Quai Branly (artes primitivas).

No Reino Unido, as visitas às colecções permanentes das galerias e museus nacionais são gratuitas já desde Dezembro de 2001, o que se traduziu num forte aumento da afluência do público (39 milhões de visitas em 2006, em comparação com 24 milhões em 1997-1998.

Em Portugal, os museus tutelados pelo IPM (Instituto Português de Museus) têm entrada livre apenas aos domingos e feriados até às 14h00. Um caso à parte é o Museu Colecção Berardo, em Lisboa, que tem acesso gratuito desde a sua criação, em Junho de 2007.

in Lusa/SOL

Nenhum comentário: