terça-feira, 1 de janeiro de 2008

“Histórias que metem água” arranca em Fevereiro na Guarda

“Histórias que metem água” é a primeira actividade do mais recente projecto do Teatro Municipal da Guarda que dá pelo nome de Aqua Criativa
"Ano novo, vida nova" é o ditado popular usado e que neste caso se aplica ao programa de actividades do Teatro Municipal da Guarda (TMG). Arranca no início de Fevereiro, o projecto Aqua Criativa que, como o nome sugere, pretende "interligar a temática da água como recurso essencial à vida com actividades e eventos de ordem cultural, artística e educativa", explica o TMG.
A primeira actividade está marcada para Fevereiro, mas o projecto prolonga-se até ao final do ano de 2008 com iniciativas variadas, programadas através do Serviço Educativo do TMG, contando com o patrocínio da empresa Águas do Zêzere e Côa. Ao longo de todo o ano, a estrutura cultural da cidade mais alta apresentará um conjunto de iniciativas dirigidas ao público em geral, sendo dada uma atenção especial a crianças do ensino pré-escolar ao ensino básico e pessoas idosas. Actividades que serão "adequadas pedagogicamente à especificidade de cada grupo", realça o TMG em comunicado.

OS ESPECTÁCULOS
“Histórias que metem água”, pelo Contador de Histórias, é o primeiro espectáculo que o TMG apresenta no âmbito do Projecto Aqua Criativa. Marcada para dia 20 de Fevereiro, esta é uma sessão de conto para crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico e grupos de idosos. Trata-se de um espectáculo interactivo, a partir de diversos contos populares e literários, que releva a água como elemento fundamental à vida, descreve o TMG. O intuito é descobrir durante uma hora "as semelhanças entre a vida dos rios e a vida dos homens. Descobre-se que a água, tal como nós, encontra muitas dificuldades ao longo do seu percurso".
Já a 5 de Março, também no âmbito do Aqua Criativa, sobe ao palco do pequeno auditório do TMG, o espectáculo “O mar e uma gota de água”. A produção baseia-se num conto da Sophia de Mello Breyner Andersen e junta música feita com percussão, violino e água. Conta com a interpretação de Jean-François Lézé (percussão) e Evandra Gonçalves (violino). “O Mar e uma gota de água” vai ter duas sessões, às 10h00 para a comunidade escolar e às 21h30 para o público em geral.

“Caixinha de Música” para crianças
“Caixinha de Música” é a nova proposta pedagógica que o TMG promove, através do Serviço Educativo, para todo o ano de 2008, sendo dirigida a crianças do ensino pré-escolar. Trata-se de uma acção diária que vai reunir grupos de 25 crianças na Sala de Ensaios do Teatro para "um projecto de animação musical que explora as primeiras experiências sonoras, com base em jogos lúdico-pedagógicos, num jogo de sentidos com vista à sensibilização para a música e para a sua magia", refere a nota da estrutura.

in diário XXI

Nenhum comentário: