domingo, 13 de abril de 2008
Acções de Formação no Museu do Abade Baçal
Serviço Educativo na Casa-Museu Dr Anastácio Gonçalves
Visitas guiadas no Museu de Aveiro
Concurso “A Minha Escola Adopta Um Museu”

De acordo com o regulamento do concurso para este ano lectivo, os trabalhos serão aceites até ao dia 30 de Maio de 2008.
Aos vencedores das várias categorias serão atribuídos os seguintes prémios:
- Prémio Grupo (destina-se a cada elemento do grupo): Livre-trânsito familiar nos museus do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) por dois anos; um vale de compras nas lojas dos museus do IMC no valor de 20 euros e material didáctico;
- Prémio Professor: Livre-trânsito familiar nos museus do IMC por dois anos e livros;
- Prémio Escola: Livros de arte e material didáctico.
Para mais informações, consultar o regulamento do concurso disponível na página da DGIDC .
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Acabou de ser inaugurado...

O Newseum original funcionou entre 1997 e 2002 em Arlington, no estado da Virgínia, mas os responsáveis pelo projecto, decidiram transferi-lo para um espaço maior. O novo edifício está situado na capital norte-americana, Washington.
O museu possui quiosques interactivos, nos quais os visitantes podem vestir a pele de fotógrafos, jornalistas ou editores. Um dos teatros vai ter filmes a três dimensões com efeitos especiais, que incluem cadeiras que se movem, relatando eventos dos últimos 150 anos.
No site podemos ainda encontrar jogos interactivos.

Novo museu... Museu do Oriente
O Museu do Oriente inaugura no dia 8 de Maio e está instalado num grande edifício na Doca de Alcântara. São sete pisos e uma área de 15.500 metros quadrados, onde convivem três espaços distintos de exposição. O museu promete uma programação vasta e variada.
O Museu do Oriente vai ter espectáculos de música, teatro, dança, ciclos de cinema, workshops, conferências e debates. Para o espectáculo inaugural, dias 9, 10, 11 e 12 de Maio, o museu encomendou uma peça ao compositor e pianista Mário Laginha, que estará em palco com os músicos Ngyen Lê (Vietname), Prabou Edhouard (Índia) e Joji Hirota (Japão).
O museu foi assumido pela fundação como um desígnio, desde que esta foi criada há 20 anos, um espaço capaz de testemunhar as relações históricas entre Portugal e a Ásia. Por isso, uma das exposições permanentes mostra cronologicamente a presença portuguesa no Oriente.
Com a sua dezena de monitores do serviço educativo, o museu quer fazer um trabalho intenso junto das escolas: estão prontos para transformar os nomes das crianças em chinês ou para lhes pôr um chapéu de Xangai na cabeça.
TELEFONE 213585200
LOCAL Lisboa, Av. Brasília - Edifício Pedro Álvares Cabral - Doca de Alcântara Norte
OBSERVAÇÕES Inaugura dia 8 de Maio. Dispõe de colecções que têm o Oriente como temática principal nas vertentes histórica, religiosa, antropológica e artística e exibe núcleos de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense. O museu apresenta um programa diferenciado (ciclos de cinema, música, dança, teatro, workshops, conferências, debates, exposições, entre outros) e dispõe de um serviço educativo, auditório, centro de reuniões, centro de documentação, loja, cafetaria e restaurante.
Património Religioso e Espaços Sagrados no Porto
Curso de figurinos


Funcionará aos Sábados e Domingos e, prolongar-se-á por 3 fins-de-semana, incluindo o dia 25 de Abril (ver informações detalhadas no folheto em anexo).
Esta formação, resulta duma parceria com a companhia Trigo Limpo teatro ACERT (Tondela)
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Exposições imaginárias no Louvre

Uma das salas do Louvre foi restaurada à época de 1913. Reúne a colecção herdade por Louis la Caze. O interesse desta exposição reside no facto de todas as peças expostas estarem espalhadas ao longo do museu.

As tecnologias 3D permitem demonstrar uma antiga dinâmica do estado do museu, oferecendo uma melhor interactividade em relação às imagens. Algumas peças podem mesmo ser exploradas, clicando em cima.

Estas visualizações em 3D estão acessíveis no site do museu. Para visualizar correctamente estas exposições imaginárias é necessário fazer download do 3D Life Player.
As mais valias desta tecnologia é o facto de poder atrair, na minha opinião, um grupo muito específico de pessoas, nomeadamente, os apixonados dos videojogos. E já agora porque não ver um museu como se jogasse a um videojogo?
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Formação para profissionais de museus
Este ano, e em parceria com o Centro Internacional de Formação de Públicos, a Mapa das Ideias concebeu dois cursos de formação.
Mediadores culturais: técnicos de serviços educativos nos sectores da Cultura, Património, Ciência e Arte é um curso, de longa duração, dedicado à formação de “Mediadores Culturais”, oferecendo uma base formativa na área da educação e mediação cultural.

Ver com todos os sentidos – Comunicar e trabalhar com deficientes visuais em Museus e Instituições Culturais é o primeiro de uma série dirigida a públicos com necessidades especiais nos museus e no património. Este é dedicado às pessoas com deficiências visuais e o seguinte, previsto para Novembro, sobre deficientes auditivos. Os formadores convidados acumulam uma dupla experiência: trabalho com públicos com necessidades especiais em contexto museológico ou artístico. A Mapa das Ideias pretende garantir o acesso a uma experiência total para os formandos, permitindo criar projectos que explorem a mundivisão e as expectativas destes públicos, muitas vezes ignorados.

Para mais informações, contactar:
Maria João Nunes - mjoao.nunes@mapadasideias.pt
Cláudia Abreu - claudia.abreu@mapadasideias.pt