sexta-feira, 11 de abril de 2008

Novo museu... Museu do Oriente


O Museu do Oriente inaugura no dia 8 de Maio e está instalado num grande edifício na Doca de Alcântara. São sete pisos e uma área de 15.500 metros quadrados, onde convivem três espaços distintos de exposição. O museu promete uma programação vasta e variada.

O Museu do Oriente vai ter espectáculos de música, teatro, dança, ciclos de cinema, workshops, conferências e debates. Para o espectáculo inaugural, dias 9, 10, 11 e 12 de Maio, o museu encomendou uma peça ao compositor e pianista Mário Laginha, que estará em palco com os músicos Ngyen Lê (Vietname), Prabou Edhouard (Índia) e Joji Hirota (Japão).

O museu foi assumido pela fundação como um desígnio, desde que esta foi criada há 20 anos, um espaço capaz de testemunhar as relações históricas entre Portugal e a Ásia. Por isso, uma das exposições permanentes mostra cronologicamente a presença portuguesa no Oriente.

Com a sua dezena de monitores do serviço educativo, o museu quer fazer um trabalho intenso junto das escolas: estão prontos para transformar os nomes das crianças em chinês ou para lhes pôr um chapéu de Xangai na cabeça.

TELEFONE 213585200

LOCAL Lisboa, Av. Brasília - Edifício Pedro Álvares Cabral - Doca de Alcântara Norte

OBSERVAÇÕES Inaugura dia 8 de Maio. Dispõe de colecções que têm o Oriente como temática principal nas vertentes histórica, religiosa, antropológica e artística e exibe núcleos de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense. O museu apresenta um programa diferenciado (ciclos de cinema, música, dança, teatro, workshops, conferências, debates, exposições, entre outros) e dispõe de um serviço educativo, auditório, centro de reuniões, centro de documentação, loja, cafetaria e restaurante.

SÍTIO OFICIAL http://www.foriente.pt

Nenhum comentário: