sexta-feira, 11 de abril de 2008

Património Religioso e Espaços Sagrados no Porto

Criado pelo ICOMOS, a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios constitui um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
Neste ano de 2008 o tema elegido pelo ICOMOS foi o "Património Religioso e Espaços Sagrados", com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas.
A Diocese do Porto, através do Departamento dos Bens Culturais (SDL), em colaboração com a Direcção Regional da Cultura do Norte (M/C), o Cabido Portucalense e o Seminário Maior do Porto, no intuito de aproximar os cidadãos do património religioso e dos espaços sagrados e na perspectiva de «encontrar e cruzar pontos de referência no conjunto monumental religioso português, no contexto de uma “Europa das Catedrais”, enquanto fenómeno identitário estruturante», propôs a acrópole sagrada do morro da Sé (ou da Pena ventosa) como espaço de referência paradigmático e simbólico do Porto e da diocese.
Este espaço estará aberto ao público, de forma organizada, à realização das finalidades em vista, a saber, «adaptadas a diferentes públicos e a várias faixas etárias, onde se realcem os elos de conexão entre o património religioso, os espaços sagrados e a comunidade».
Programa
A Acrópole Sagrada
10h30 – Abertura / Sé Catedral
11h – Visita guiada / Igreja de S. Lourenço e Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto*
12h – Quinze minutos: Palavra, Silêncio e Música / Sé Catedral
12h15 – Visita guiada / Sé Catedral, Claustro gótico e Museu*
16h30 – Visita guiada / Igreja de S. Lourenço e Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto*
17h30 – Quinze minutos: música de Órgão / Igreja de S. Lourenço
18h – Visita guiada / Sé Catedral, Claustro gótico e Museu*
19h – Quinze minutos: música de Órgão / Sé Catedral
19h – Encerramento / Sé Catedral: Trinta minutos de Polifonia Portuguesa: Coro da Sé Catedral do Porto.
Um olhar sobre os espaços sagrados – das 10h30 às 17 horas
☼ Ateliês ludico-pedagógicos, de expressão artística, inspirados no património religioso, proporcionados particularmente às crianças e jovens, na redescoberta do “genius loci”, da alma e da linguagem, dos simbolismos e da experiência espiritual e sensitiva. → Terreiro de D. Afonso Henriques.
☼ Schiu!: Instalação a partir de "O Livro das Igrejas Abandonadas" de Tonino Guerra / Grupo de Teatro Visões Úteis. → Igreja de S. Lourenço.
* Por marcação até 16 de Abril para: 22 606 27 16 / geral@bcdp.org

Nenhum comentário: