segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Curso de Verão da APOM no Museu da Chapelaria

No ano em que comemora o seu 43º aniversário, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) escolheu o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, para realizar o III Curso de Verão.
A acção de formação, inaugurada na passada segunda-feira, 8, decorreu até ao dia 12. Na sessão de abertura, João Neto, director do Museu da Farmácia e presidente da APOM, chamou a atenção para o tempo que a sociedade actual dedica aos museus.
O primeiro dia do curso foi composto por dois painéis: Introdução à Museologia, por António Nabais e Sofia Antunes; e Programação e Dinamização Museológica, por Aida Rechena.
No dia seguinte, os formandos assistiram a um painel sobre Gestão Museológica, por António Ponte, e, durante a tarde, visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo e o Museu da Vista Alegre.
O terceiro dia da formação, António Viana e Vítor Vajão falaram sobre Exposição e Projecto Expositivo. A tarde foi preenchida com uma visita ao Museu do Papel em Terras de Santa Maria e ao Museu de Santa Maria de Lamas.
Na quinta-feira, o primeiro painel, trazido por Helena Antunes, falou sobre Conservação e Restauro e o segundo, por Pedro Inácio, sobre Tipologias de Museus. O Museu Municipal de Vale de Cambra e a Casa Museu Egas Moniz, em Estarreja, foram os locais escolhidos para as visitas realizadas durante a tarde.
No último dia do curso, Dália Paulo e Suzana Menezes falam sobre Acção Cultural. Nesse dia, a visita foi ao Museu da Chapelaria.
Abaixo apresento-vos as 2 das apresentações do curso.

Nenhum comentário: