










A Associação Cultural Teia dos Sentidos colabora activamente na organização da IV Edição do evento "Cister Saberes e Sabores" promovido pela Associação Anima Património no valioso e emblemático monumento que é o Mosteiro de Santa Maria de Arouca, na (re)descoberta das iguarias e dos conhecimentos legados pela Ordem de Cister.
Mais uma vez comprova-se que se pode associar a cultura às novas formas de dinamização de espaços. Nesta situação a Associação S. João da Madeira.com e a Câmara Municipal de S. João da Madeira, juntos organizaram o I Festival dedicado ao chapéu. Uma boa forma de manter viva a memória deste artefacto.




Estão abertas as inscrições, até ao próximo dia 25 de Junho, para o Programa "Férias de Verão no Museu". As actividades de Verão vão decorrer entre 1 de Julho e 11 de Julho, das 14h30 às 17h30.
A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e o Instituto dos Museus e da Conservação promovem o concurso “A Minha Escola Adopta Um Museu” com o objectivo de estimular o conhecimento da realidade museológica nacional, através do contacto das escolas com museus, e de sensibilizar os alunos para a conservação, a protecção e a valorização do património cultural. Aos vencedores das várias categorias serão atribuídos os seguintes prémios:
- Prémio Grupo (destina-se a cada elemento do grupo): Livre-trânsito familiar nos museus do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) por dois anos; um vale de compras nas lojas dos museus do IMC no valor de 20 euros e material didáctico;
- Prémio Professor: Livre-trânsito familiar nos museus do IMC por dois anos e livros;
- Prémio Escola: Livros de arte e material didáctico.
O novo Museu do Jornalismo, o espaço, é composto por 15 teatros, 14 grandes galerias, centros de conferência, dois estúdios de televisão, apartamentos e um restaurante. 


O site do Louvre trouxe uma novidade fresquinha ao mercado dos sites de museus, oferecendo exposições em 3D, intituladas "Exposições Imaginárias".

Ver com todos os sentidos – Comunicar e trabalhar com deficientes visuais em Museus e Instituições Culturais é o primeiro de uma série dirigida a públicos com necessidades especiais nos museus e no património. Este é dedicado às pessoas com deficiências visuais e o seguinte, previsto para Novembro, sobre deficientes auditivos. Os formadores convidados acumulam uma dupla experiência: trabalho com públicos com necessidades especiais em contexto museológico ou artístico. A Mapa das Ideias pretende garantir o acesso a uma experiência total para os formandos, permitindo criar projectos que explorem a mundivisão e as expectativas destes públicos, muitas vezes ignorados.
O Museu da Chapelaria em S. João da Madeira vai organizar um conjunto de workshops no âmbito do tema da moda e do bem-estar.