sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Top 10 museus

Alguns dos maiores museus de arte do mundo já se tornaram destinos de viagens por si só. O site de turismo Trip Advisor compilou uma lista dos Top 10 museus de arte do mundo.

1.Musée du Louvre, Paris, França
Antigo palácio fortificado que foi residência de Reis franceses, o Louvre é hoje o mais famoso museu do mundo, célebre por proceder algumas das mais importantes obras de arte do planeta, incluindo a estátua da Vénus de Milo e a tela "Mona Lisa."

2.Museus do Vaticano, Cidade do Vaticano, Roma, Itália
A colecção do Vaticano, que cobre uma área de quase 23 quilómetros quadrados. Recebe perto de 4 milhões de visitantes por ano. Os museus do Vaticano contêm a obra de Leonardo da Vinci, de Rafael e, é claro, o tecto da Capela Sistina pintado por Michelangelo.

3.Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA
De Picasso a Jackson Pollock, o Metropolitan Museum of Art, situado no Museum Mile de Nova York, é um dos maiores museus do mundo, abrigando mais de 2 milhões de peças, além de diversidade que agrada a todos os gostos. Passeie entre estátuas gregas, admire o depósito de armas ou percorra as 2.000 pinturas europeias, todas contidas num magnífico edifício com fachada em estilo belas artes.

4.J.Paul Getty Center, Los Angeles, Califórnia
O Getty possui um acervo notável que inclui obras de Van Gogh, Monet e Cézanne. A própria estrutura do museu já é uma obra de arte, que inclui belíssimos jardins e vistas de Los Angeles.

5.Musée d'Orsay, Paris
Curta a tela "Noite Estrelada", de Van Gogh, no Musée d'Orsay, antiga estação ferroviária construída para a Exposição Universal de 1900, com belíssimo telhado de vidro. Especializado em arte do século 19 e 20, o museu possui um maravilhoso acervo impressionista que inclui obras célebres de Monet, Manet, Renoir, Van Gogh e Degas.

6.Galeria Uffizi, Florença, Itália
Admire o "Nascimento de Vénus", de Botticelli, na Galeria Uffizi, um dos mais antigos museus situado no coração de Florença, possui obras de Michelangelo e Leonardo da Vinci.

7.Art Institute of Chicago, Chicago, Illinois
O Art Institute of Chicago possui grandes colecções de arte impressionista e pós-impressionista, incluindo mais de 30 trabalhos de Monet. Visite a França de longe por meio dos "Montes de Feno" de Monet e passe tempo no "Moulin Rouge", um dos mais famosos quadros de Henri Toulouse-Lautrec.

8.Tate Modern, Londres, Grã-Bretanha
Aprecie a arte electrizante exposta no Tate Modern, situado numa antiga fábrica eléctrica à margem do rio Tâmisa, com vista para o rio e a Ponte do Milênio. Lembre o "Horizonte Perdido", uma das obras-primas de Salvador Dali, parte de uma das maiores colecções de arte surrealista do mundo.

9.Museu do Prado, Madrid, Espanha
Contendo um dos maiores e mais impressionantes acervos de arte do mundo, O Museu do Prado é mais famoso por sua grande gama de obras de artistas espanhóis como Goya, Vela, Murillo e El Greco.

10.National Gallery of Art, Washington, EUA
Situada no National Mall em Washington, a capital dos EUA, a National Gallery of Art é composta de um edifício ocidental e outro oriental e inclui um jardim de esculturas em cujo centro há uma grande fonte. Os fãs da arte moderna devem dirigir-se ao edifício oriental, onde estão expostos trabalhos de Jackson Pollock, Roy Lichtenstein e Andy Warhol.

Nenhum comentário: