terça-feira, 7 de dezembro de 2010

| m-Tourism 2.0 |

No âmbito do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, das Universidades de Aveiro e do Porto, Pedro Beça encontra-se a desenvolver uma tese intitulada “m-Tourism 2.0: as tecnologias móveis e a cultura participativa no apoio à informação e comunicação no turismo”, a qual tem como objectivo principal contribuir para uma visão mais profunda sobre o conceito de m-Tourism (mobile tourism) e sobre a sua relação com a Web 2.0 e cultura participativa. 

Considerou, assim, relevante propor a definição de um novo conceito, m-Tourism 2.0, que representasse a ideia de integração de serviços Web 2.0 e da cultura participativa, em sistemas móveis de apoio ao turismo. Mais especificamente, a elaboraç\ao de um trabalho com os seguintes objectivos:

·         o estudo das implicações de um sistema de m-Tourism 2.0 nos processos de informação e comunicação associados a uma experiência turística;

·         o estudo das estratégias a utilizar na criação e actualização dos conteúdos multimédia disponibilizados num sistema de m-Tourism 2.0;

·         compreender o papel do turista e do sector do Turismo como membros da comunidade prosumerdispostos a enriquecer e a partilhar a sua experiência e conhecimento.

No processo de recolha de dados de suporte à realização dessa investigação construiu um inquérito por questionário com o objectivo de aferir qual o grau de conhecimento e de utilização de serviços Web 2.0 pelos visitantes de museus e profissionais da área, bem como identificar os serviços de m-Tourism já utilizados e identificar o potencial interesse na utilização de serviços de m-Tourism.

Nesse sentido, gostaria de partilhar convosco a ligação ao questionário que encontra-se disponível no endereço: 


Para mais informações a respeito deste projecto têm os contactos abaixo.


cetac.media
Pedro Beça
Dep. Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Campus Santiago 3810-193, Aveiro, Portugal |
Cetac.Media, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação / Communication Sciences and Technologies Center |


Nenhum comentário: