domingo, 25 de novembro de 2007

Museu de Faro garantiu apoio para projectos de segurança e de parceria

O Museu Municipal de Faro viu as três candidaturas que fez ao programa ProMuseus, em 2007, aprovadas pelo Ministério da Cultura.

No ano passado, o mesmo espaço cultural já havia garantido apoio da tutela, no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação de Museus, para a realização de cinco projectos.Os apoios do ProMuseus foram contratualizados entre o espaço cultural farense e o Instituto de Museus e da Conservação no passado dia 19. Duas das candidaturas englobam outros museus da região.
Uma delas foi relativa ao sistema de segurança do Museu de Faro, nomeadamente à instalação de um sistema de detecção de incêndios.
Às outras duas candidaturas, ambas integradas na valência «Parcerias» do ProMuseus, foi dado o título «Caixa-Viagem pela História do Algarve» e «Quatro Museus do Algarve, quatro edifícios com História».
No primeiro caso, trata-se de um projecto que engloba o Museu Municipal de Portimão, Museu Municipal de Tavira e o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.
Os Museus do Trajo de S. Brás de Alportel, o Museu Municipal de Loulé, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, o Museu Dr. José Formosinho de Lagos, o Museu Marítimo Ramalho Ortigão em Faro e o projecto do Museu Municipal de Lagoa também estão associados a este projecto.
A segunda candidatura, desenvolvida em parceria com o Museu Municipal de Portimão, Museu Municipal de Tavira e Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, pretende divulgar o historial dos museus da região que pertencem à Rede Portuguesa de Museus e dos edifícios patrimoniais em que estão instalados.
Entretanto, já estão a ser implementados os cinco projectos aprovados em 2006.

Nenhum comentário: